top of page

O respeito às especificidades culturais da população brasileira precisam ser consideradas, 
pois a descentralização das ações em saúde promove o estreitamento nas relações dos profissionais da saúde, com foco num melhor acolhimento e efetivação de vínculo. Por isso, os anseios da comunidade  surda amazônida, sinalizante da Língua Brasileira de Sinais - Libras, regulamentada pela Lei 10.436/2002 como língua oficial do povo surdo Brasileiro, precisam ser registrados, para que aconteça o protagonismo social da pessoa surda, a partir do empoderamento no uso da Libras, nos espaços de saúde, permitindo assim a esses usuários dos sistemas públicos de saúde, seu protagonismo e autonomia pela manutenção de sua saúde.
E para a organização dessa rede de saúde e assistência ao surdo amazônida, é necessário a criação de um espaço de fala, debate e construção da vinculação necessária entre comunidade surda, unidades acadêmicas, órgãos públicos, associação e representatividade dos profissionais da saúde da região Amazônica, onde a comunicação será a principal tecnologia social do evento, permitindo a elaboração do documento coletivo de falas sobre os anseios  e perspectivas da comunidade surda sobre os serviços de  saúde.

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Ana Francisca Ferreira da Silva

Professora Substituta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Amazonas. Fisioterapeuta Especialista em Saúde Funcional com Ênfase em Doenças Neurológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Discente do Curso de Letras Libras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Proficiente em Ensino de Libras pela UFAM (2018). Atua também na assistência de indivíduos com doenças neurológicas em equipe multidisciplinar,desenvolvendo atividades interdisciplinares, sempre com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Joabe Barbosa Pimentel

Tradutor Intérprete de LIBRAS efetivo na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Coordenador da Coordenação de Tradução CTRAD/UFAM. Habilitado pelo Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS - PROLIBRAS no ano de 2013 como Tradutor Intérprete de LIBRAS - Português - LIBRAS promovido pelo INES/UFSC/MEC, também possui habilitação no ensino de LIBRAS pelo exame nacional de Proficiência em LIBRAS - PROLIBRAS no ano de 2015. Acadêmico do Curso de Bacharelado em Letras Libras - UFSC. Integrante do InterTrads - Grupo de pesquisa em Interpretação e Tradução de Língua de Sinais (UFSC) e voluntário de Iniciação Científica (UFSC)

Coordenação
SOBRE O EVENTO

SOBRE O EVENTO

A produção deste evento reflete a necessidade de conhecer a realidade sobre saúde da pessoa surdo no estado do Amazonas, dando voz e representatividade científica desse direito a comunidade surda amazonense, onde a Universidade Federal do Amazonas - UFAM, instituição organizadora, exerceria seu pioneirismo e representatividade, dentro da comunidade científica, realizando a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, com o Curso de Letras Libras, ou, uso da Língua de Sinais, para mediar esse Fórum.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório Samaúma - Faculdade de Ciências Agrárias - FCA 01 - Setor SUL - UFAM

Inscrições no dia do evento

Dia 23.05.2019

​

17:00h - Credenciamento

18:00h - Solenidade de Abertura - Mesa de abertura do evento com participação do(a): UFAM - SUSAM - SEPED - CAS - ASMAN

19:15h - Palestra de Abertura: "O Surdo Amazônido"

​

Dia 24.05.2019

​

09:00h - Mesa Redonda 01 (ASMAN/SEPED/SEMSA)

10:00h - Palestra: A Confirmar

11:00h - Mesa Redonda 02 (CAS/SUSAM/ASPIN)

​

12h - Almoço

​

14:00h às 18:00h - Oficinas (Salas do Bloco J - Curso de Letras Libras)

​

1ª Oficina: Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST

Fisioterapeuta Ana Francisca

​

2ª Oficina: Saúde da Mulher/Homem

Fonoaudiólogo Pedro Auzier

​

3ª Oficina: Saúde Mental

Psicólogo Leonardo Chagas

​

4ª Oficina: Materiais Didáticos Para Ensino de Saúde em Libras

Acadêmicos do 7º Período do Curso de Letras Libras

​

5ª Oficina: Sedentarismo e Qualidade de Vida

Educador Físico Tiago Silva

​

6ª Oficina: Primeiro Socorros para Surdos

Enfermeira Bianca Nascimento

​

7ª Oficina: Práticas de Tradução em Contexto de Saúde

TILSP Caroline Ribeiro

Sala 01 - 14h as 16h

Sala 02 - 14h as 16h

Sala 03 - 14h as 16h

Sala 04 - 14h as 16h

Sala 01 - 16h as 18h

Sala 02 - 16h as 18h

Sala 03 - 16h as 18h

Pré - Inscrição

SINALIZADO

ESPAÇO SINALIZADO

bottom of page